Como tornar sua empresa mais competitiva

Não é novidade para ninguém que o mundo passa por uma grande transformação. Hoje o que se vê falar é em serviços, produtos e até mesmo metodologias da 4ª geração ou o famoso 4.0.

No setor de transportes não é diferente. As coisas estão em constante mudança. 

Por ser um segmento que opera entre a indústria e os revendedores ou até mesmo entre o comprador final, passa por pressões constantes dos dois lados. De um lado o embarcador (indústria/distribuidora) precisando de agilidade, informações e precisão nos processos de coleta, transferência, armazenagem e finalmente a distribuição. Por outro lado, o comprador (destinatário) da mercadoria ansioso para receber sua encomenda.

Num cenário simples a transportadora coleta a mercadoria na origem e a leva até o destino. No entanto, maioria das vezes há o envolvimento de terceiros (outras transportadoras e/ou carreteiros) para fazer parte do trajeto. 

Então como você notou, o desafio é fazer a gestão da informação, pois o cliente está a todo momento querendo saber o status do seu pedido. 

Então ficam algumas dicas de como chegar a essa gestão:

  • Investir em tecnologia da informação
  • Treinar as pessoas envolvidas no projeto
  • Exigir precisão e comprometimento das pessoas envolvidas
  • Integrar e automatizar o maior número de processos 

Quando se fala a palavra investir em tecnologia da informação, muitos empresários entram em pânico, mas calma! A boa notícia é que no setor de transportes já chegou o conceito de Software 4.0. Com isso não há necessidade de investimentos financeiros gigantescos. Hoje é possível contratar sistemas que operam com excelência no modelo SaaS (software como um serviço), que rodam em nuvem, dispensando investimento em hardware, ou seja, você basicamente vai operar com aquilo que já existe em sua estrutura física.

O correto treinamento das pessoas que farão parte de toda a cadeia do processo é indispensável, pois à medida que se utiliza das tecnologias 4.0, as informações precisam ser coletadas em tempo real. 

A integração e automatização dos processos otimiza em mais de 90% o tempo necessário para a execução de tarefas como cadastramento de clientes, digitação de dados das notas fiscais, ocorrências etc. Se sua empresa integra ao seu cliente, você está na frente do seu concorrente que insiste nos processos tradicionais. Além de agilizar as informações as integrações podem gerar economia com pessoal em determinadas áreas como digitação e SAC.

A Softlog está engajada em produzir software para o setor de transportes que supra as necessidades desde o embarcador, a transportadora em si e o cliente final.

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