A importância de uma boa gestão

Cada vez existe mais concorrência nos negócios relacionados a transporte e logística, e o tema de hoje está relacionado à gestão do negócio.

Em um passado não muito distante, podíamos observar que a maioria dos empresários no setor de transporte era pessoas de um perfil menos técnico. A verdade é que muitos caminhoneiros autônomos se aventuravam a abrir transportadoras, devido ao fato de ter prosperado como freteiro. Não estavam errados em prosperar. No entanto, observava-se que eram muito bons na questão logística, transferência de mercadorias, mas pecavam bastante em relação à gestão do negócio como um todo.

Nos dias atuais, o perfil do empresário de transporte já está bem apurado, pois aqueles filhos do caminhoneiro estudaram e assumiram o negócio, trazendo novos ares e novas perspectivas. No entanto podem ter trazido consigo muitos vícios do passado que ainda emperram suas empresas.

Ao longo de 25 anos trabalhando com sistemas para transportadoras tenho observado que uma gestão eficaz pode ser o divisor entre o fracasso e o sucesso. Cada dia mais as margens de lucro estão mais achatadas, e inversamente a elas, o custo do transporte mais alto por fatores como combustíveis, pneus, manutenção e pedágio cada vez mais caros. Como o valor do frete não é ajustado nas mesmas proporções que seus custos, as margens seguem diminuindo.

É imprescindível que os números estejam na ponta do lápis. Basta apenas um erro de cálculo para que toda uma operação passe de lucro para prejuízo certo.

No transporte são muitas as variáveis para composição dos custos, e nem sempre estão tão visíveis quanto no comércio. Por isso muitos gestores podem simplesmente ignorá-las por simplesmente desconhecê-las. Um bom sistema de gestão é imprescindível. No entanto precisa ser algo desenvolvido especificamente para o ramo de transportes, por uma empresa que esteja focada nesse nicho de mercado e que tenha realmente um know how na área. Muitos gestores ao escolherem seus sistemas de gestão muitas vezes analisam apenas o preço do software que estão adquirindo, esquecendo-se de mensurar os valores que o software pode agregar ao seu negócio.

Um bom sistema de gestão para transportes vai muito além de um simples emissor de documentos fiscais. Não que não seja necessário um bom emissor de documentos fiscais. Mas se for possível juntar o útil ao agradável, as chances de sucesso melhoram muito.

Devido à onda de obrigatoriedade fiscais, muitos sistemas que outrora estavam focados no varejo desenvolveram módulos para emissão de CTe e MDFe, mas nem por isso se tornaram softwares especializados no transporte. Fique atento a esse fato na hora de contratar um sistema de gestão.

Um bom sistema de gestão lhe permitirá além de emitir toda a documentação necessária, apurar o seus custos com veículos, armazém, transferência, realizar acertos com motoristas e agregados, administrativo e assim por diante.

Nós temos um longo caminho percorrido ao longo de 25 anos no ramo do transporte. Já somam-se milhares de empresas atendidas e um software capaz de atender dezenas de nichos de transporte.


QUERO CONHECER O SOFTWARE DE GESTÃO PARA TRANSPORTADORAS

Compartilhar este artigo

Deixe um comentário

Filtered HTML

  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.